Candidatos ao governo do RN participam hoje à noite do último debate na televisão.


Os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte, Henrique Eduardo Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD), estarão hoje à noite, pela última vez, frente a frente para defender suas propostas diante dos eleitores. 

Após a novela Império, por volta das 21h30min, a Intertv Cabugi realiza e transmite para o todo o estado o último debate televisivo neste segundo turno da eleição que transcorre no próximo domingo (26).

A intenção da emissora, afiliada da Rede Globo de Televisão, é que os candidatos se comportem de forma a concentrar seus esforços na realização de um debate propositivo, com discussão de ideias. 

O programa terá aproximadamente 50 minutos e vai começar mais cedo do que o que ocorreu no primeiro turno, uma vez que segue o horário de verão do Sudeste.

Em três blocos, Henrique e Robinson vão se desafiar com perguntas de um para o outro e mediação do jornalista Ary Peixoto, o mesmo que mediou o debate da emissora no primeiro turno. A ordem em que os candidatos farão as perguntas foi sorteada em reunião realizada pela direção da TV com as assessorias dos candidatos.

Num bloco, as perguntas são livres e no outro a partir do sorteio dos temas pré-definidos e que já são de conhecimento de suas assessorias. Para fazer a pergunta, o candidato terá 30 segundos e, o outro, um minuto e meio para a resposta. Mais um minuto é concedido para a réplica e um minuto para a tréplica. Nas considerações finais, serão dois minutos e trinta segundos para cada um.

Quatro temas serão sorteados entre saúde, educação, segurança, saneamento, corrupção, enfrentamento da seca, desenvolvimento econômico e finanças. O último bloco é dedicado às considerações finais dos candidatos.

As regras serão as mesmas do primeiro turno, com direito a réplica e tréplica, seguindo o padrão da rede Globo em todo o país, cujas afiliadas, realizam simultaneamente seus debates no estado em que estiver ocorrendo disputa para o segundo turno das eleições.

Oito assessores podem acompanhar o candidato, mas apenas um tem acesso ao estúdio que está sendo montado hoje para o evento. Para Luiz Veiga, a expectativa é de que o debate seja tranquilo e cordial, a exemplo do que ocorreu no primeiro turno, quando o número de candidatos era maior.