Pau dos Ferros: Presença de Fabrício Torquato no aniversário de Nilton Figueiredo sinaliza para entendimentos com vistas às eleições de 2016.

Como acontece tradicionalmente, ano após ano, o médico e Ex-prefeito de Pau dos Ferros, Nilton Figueiredo, foi homenageado pelos seus amigos e correligionários em virtude da passagem do seu aniversário natalício, fato que ocorreu nas primeiras horas deste domingo, dia 22 de março (Dia Mundial da Água).

Uma homenagem simples, com direito a café da manhã e animação da banda de música do município, mas que ficou marcada pelo registro das presenças de figuras ilustres da política local como o Prefeito Fabrício Torquato, a professora Maria Rêgo (mãe de Fabrício) e a Ex-vereadora Socorro da 36, que fizeram questão de parabenizar Nilton Figueiredo em sua residência.

O gesto não deveria causar espanto, afinal, reconhecidamente Dr. Nilton nunca adotou uma postura de enfrentamento raivosa ante os seus adversários políticos, pelo contrário, até chegou a ser cobrado por correligionários devido a sua postura um tanto quanto passiva diante dos ataques ferozes de seus opositores mais ferrenhos.

Contudo, até pela formação da atual conjuntura política, torna-se evidente que os grupos liderados pelo Prefeito Fabrício Torquato e o Ex-prefeito Nilton Figueiredo caminham a passos largos para chegarem a um entendimento com vistas ao pleito de 2016, apesar das informações chegadas não confirmarem o fechamento de acordos. 

Tampouco, pelo que apuramos, foi deflagrada qualquer tipo de negociação para a acomodação de aliados em cargos do município, fato que seria até compreensível tendo em vista que em qualquer seguimento pode existir profissionais capacitados e prontos para atuar nas mais diversas áreas. Todavia, qualquer conjectura neste sentido, ao menos por enquanto, não passa de especulação movida a sensacionalismo.


Entretanto, mesmo sem o anúncio do fechamento de alianças, sejamos racionais...

Em Pau dos Ferros existem três grupos políticos capazes de fazer a diferença em um pleito eleitoral: os que seguem as orientações do Prefeito Fabrício Torquato (Fabricistas), os aliados do Ex-prefeito Nilton Figueiredo (Niltistas) e os asseclas do Ex-prefeito Leonardo Rêgo (Leonardistas).

Como sabemos perfeitamente que Fabricistas e Niltistas não desejam o êxito eleitoral dos Leonardistas na eleição do próximo ano, até por uma questão de lógica deverá existir uma união entre Fabrício Torquato e Nilton Figueiredo objetivando sucumbir o desejo do desafeto comum Leonardo Rêgo de retornar ao comando do Executivo.

Caso este cenário se confirme, algo que dificilmente saberemos antes da chegada de 2016, sem dúvidas, o atual gestor do município fortalecerá o seu projeto de reeleição consideravelmente. 

Indo mais além, como é sabido que o índice de prefeitos que conseguem se reeleger continua altíssimo, tomando por base os números das últimas eleições municipais, o fator reeleição poderá ser mais um argumento de convencimento para o Prefeito Fabrício atrair novos aliados, dando-lhes a garantia de prestígio e poder num hipotético segundo mandato.

Mas, faz-se necessário muita calma nesta hora. O vislumbre da concretização de possíveis cenários não garantem coisa alguma, apenas o esclarecimento para os mais leigos ou apolíticos do que poderá acontecer futuramente na "terra dos vaqueiros bravios" a partir do que estamos vivenciando no presente.

Dependendo dos desdobramentos até poderemos modificar algumas análises mais à frente, pois o cenário político não é estático, ele muda constantemente feito uma nuvem como diria o saudoso Magalhães Pinto. Porém, no momento, essa é a nossa singela leitura dos atuais acontecimentos em nossa cidade.

Aguardemos...