Em Pau dos Ferros, Ministério Público e Polícia Civil enquadram dentista que batia o ponto em Unidade de Saúde, mas ausentava-se para realizar atendimentos em clínica particular.


Na manhã desta quinta-feira (12), os representantes do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN) solicitaram o apoio de uma equipe de policiais que integram a 4ª DRPC, com sede em Pau dos Ferros, para efetuarem uma diligência no Centro de Saúde Caetano Bezerra do Nascimento, localizado no Bairro Manoel Deodato, que culminou com a condução do cirurgião/dentista José Nunes Terceiro até a Delegacia Regional de Polícia Civil.

Segundo informações, após uma auditoria realizada pelo Ministério Público Federal (MPF/RN), em parceria com  o MP/RN, nos relógios de ponto das unidades de saúde do município, teria sido constatado que o dentista José Nunes Terceiro batia o ponto no referido Centro de Saúde, porém, ausentava-se para realizar atendimentos em sua clínica particular.  

A conduta irregular do dentista é grave e considerada como criminosa, principalmente, pelo fato do profissional estar, supostamente, inserindo informações falsas no sistema CNES, do Ministério da Saúde, sem dar expediente, mas, também, por deixar a população totalmente desassistida de um atendimento adequado, apesar de ser remunerado com recursos públicos.


Ainda segundo o que nos foi repassado, a diretora do Centro de Saúde Caetano Bezerra do Nascimento também foi conduzida à Delegacia para prestar alguns esclarecimentos. A secretária de Saúde do Município deverá ser ouvida posteriormente. 

Embora o entendimento do Ministério Público seja de que a situação flagrancial se aplicava naquele momento somente ao dentista, informações preliminares dão conta que não está descartada a possibilidade de outras partes serem responsabilizadas por possíveis conivências.

Vale salientar que tanto o Ministério Público Federal quanto o Ministério Público Estadual estão movendo Ações de Improbidade contra o atual prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato (PSD), em virtude da ocorrência de irregularidades semelhantes em sua gestão (Veja AQUI e AQUI).

Pelo visto, esse assunto ainda vai dar "muito pano pra manga".

Aguardemos...